quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Vídeo sobre o Trânsito - uma atividade significativa


TEMA: Vídeo sobre o Trânsito

Conceitos/conhecimentos: LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA
- Língua de Sinais, língua portuguesa na modalidade escrita (vocabulário), produção de texto, reprodução de vídeos educativos.
Habilidades/competências:
- Expressar-se em diversas situações, relatar histórias, acontecimentos, notícias diversas, através da LIBRAS;
- Desenvolver a espontaneidade a imaginação, o senso crítico, a criatividade, formular e responder perguntas, acolhendo e considerando as opiniões dos colegas, respeitando os diferentes modos de pensar;
- Construir pequenos textos a partir dos vídeos assistidos.

Conceitos/conhecimentos: MATEMÁTICA
- Números naturais (0-10), sequência numérica (0-10), relacionar número e quantidade (0-10).
Habilidades/competências:
- Ler, compreender escrever e ordenar números naturais, desenvolver o raciocínio mental e escrito.

Conceitos/conhecimentos: ARTE EDUCAÇÃO
- Cores, pintura, recorte e colagem, montagem de um novo vídeo, slides com desenhos produzidos pelos alunos sobre o trânsito.
Habilidades/competências:
- Desenvolver a atenção, compreensão, concentração e imaginação criadora, construir, expressar-se e comunicar-se artisticamente.

Conversando sobre os Recursos Tecnológicos

Algumas tecnologias são utilizadas como auxiliar no processo educativo. Elas podem estar presentes em todos os momentos dos processos pedagógicos. Para essas tecnologias serem significativas para os alunos, o professor necessita conhecer a turma, o espaço, o tempo, o número de alunos, para poder optar por determinada tecnologia, que podem ser vídeos, programas educativos na televisão e no computador, sites educacionais, softwares educacionais, jogos em rede, entre outros.  
Na educação de surdos, deve-se primeiramente, considerar as especificidades desses alunos, portanto, ressalta-se a necessidade de que sejam explorados diversos recursos visuais para que "estes" apropriem-se dos conhecimentos e de suas significações, nesse sentido, "todos os mecanismos de processamento da informação e todas as formas de compreender o universo em seu entorno, se constroem como experiência visual (SKLIAR. 1998, p.28).
As atividades partem de experiências significativas aos alunos, utilizando-se recursos visuais, tais como: as imagens da internet, fotografias, vídeos, filmagens das atividades que os alunos participaram, slides, jogos em rede.










segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Esc. Est. de Educ. Esp. Dr. Reinaldo F. Cóser

A Escola Dr. Reinaldo Fernando Cóser enfoca uma abordagem sócio antropológica, que busca produzir práticas fundamentadas em um profundo respeito e afirmação das diferenças e, propõe uma metodologia Bilíngue para a educação dos sujeitos surdos priorizando a Língua de Sinais, como primeira língua e, como segunda, a Língua Portuguesa na modalidade escrita.
A escola oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio, e Curso Normal com habilitação em Magistério. Está organizada em Ciclos de Formação, que prevê 4 ciclos: o 1º Ciclo é composto de 3 anos, os 2º, 3º e 4º ciclos com 2 anos cada um, totalizando 9 anos para o Ensino Fundamental.